14
14

Os contratos futuros do gás natural registraram alta durante a sessão europeia desta terça-feira (9), impulsionados principalmente por fatores climáticos e oscilações na oferta e demanda. De acordo com dados da plataforma ieconomia.com, os preços para o contrato de agosto, negociado na bolsa de Nova York (NYSE), avançaram 2,10%, sendo cotados a US$ 2,33 por milhão de unidades térmicas britânicas (MMBtu).

A valorização reflete a expectativa de temperaturas mais elevadas nos Estados Unidos nos próximos dias, o que tende a aumentar o consumo de energia para resfriamento, sobretudo por meio de aparelhos de ar-condicionado. Esse acréscimo na demanda por energia, que em grande parte é suprida por usinas movidas a gás natural, leva os investidores a posicionarem-se de forma otimista em relação ao ativo.

Além da questão climática, a recuperação parcial dos preços também está relacionada à redução nos níveis de produção e ao monitoramento constante dos estoques norte-americanos. Os investidores avaliam os estoques como um dos indicadores-chave para mensurar o equilíbrio entre oferta e demanda. Qualquer sinalização de que os estoques possam se contrair mais que o esperado costuma provocar reações imediatas nos preços.

Internacionalmente, os mercados globais de energia também seguem atentos à dinâmica geopolítica, que influencia os fluxos de gás natural liquefeito (GNL) em diversas regiões do mundo. Tensões entre países produtores e consumidores, além de sanções comerciais, afetam diretamente a cadeia de abastecimento, contribuindo para a volatilidade nos valores negociados.

No acumulado do ano, os contratos de gás natural têm oscilado entre perdas e ganhos, influenciados pelo contexto macroeconômico global, pelas condições climáticas extremas e por mudanças nos hábitos de consumo. Analistas ainda destacam o impacto da transição energética nos futuros do gás, uma vez que diversos países vêm priorizando fontes renováveis em detrimento dos combustíveis fósseis nos últimos anos.

Apesar da alta registrada na sessão europeia, os analistas recomendam cautela. A natureza cíclica do gás natural e sua sensibilidade às previsões meteorológicas tornam o ativo volátil, o que exige atenção redobrada por parte dos operadores e investidores interessados em commodities energéticas.

Por fim, o mercado aguarda a divulgação do relatório semanal de estoques pela Administração de Informação de Energia dos EUA (EIA, na sigla em inglês), previsto para os próximos dias. O documento trará dados atualizados sobre o nível de reservas, podendo confirmar ou contrariar as expectativas de aperto na oferta e, com isso, influenciar os preços futuros do gás natural no curto prazo.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Você também pode gostar

Os 5 melhores investimentos para 2025

A situação econômica global desestabilizou os mercados, mas ainda há alguns ativos nos quais é possível investir para aproveitar este cenário e se proteger.

Bitcoin pode atingir nova máxima histórica no 2º trimestre, prevê Standard Chartered

O Bitcoin (BTC) deve atingir uma nova máxima histórica no segundo trimestre de 2025, segundo projeções do Standard Chartered divulgadas recentemente. De acordo com o banco britânico, a principal criptomoeda…

Kyle Bass prevê queda do iuan e alerta para possível recessão global

O investidor bilionário Kyle Bass, fundador do fundo de hedge Hayman Capital Management, fez previsões contundentes sobre a economia global em entrevista recente. Segundo Bass, o iuan chinês deve sofrer…

Ações de Hong Kong sobem com expectativa de alívio nas tensões comerciais

As bolsas de valores de Hong Kong encerraram o pregão desta quarta-feira, 23 de abril de 2025, em alta, impulsionadas por expectativas de alívio nas tensões comerciais entre China e…